“…Meu sofrimento e meu compadecimento – que importam? Desde quando viso a felicidade? Eu viso a minha obra!”
- Friedrich Nietzsche (Assim falou Zaratustra)
Acervo Edu Tadeu
Esta é uma amostra do trabalho de um homem que viveu para criar e criou para viver. Edu Tadeu dedicou cada um dos dias de seus sessenta e oito anos à Arte. Inclassificável: Arte Bruta em materiais, Arte Visionária em temas e abordagens, Arte Sequencial não apenas no conceito quadrinista, mas sobretudo no eterno retorno de temas e imagens.
É assim que a analogia entre o dragão celeste chinês e a serpente emplumada das civilizações pré-colombianas vai se repetindo em suas narrativas visuais, desde a revista Mitacoré de 1993 até os trabalhos mais recentes. Os esboços relativos a “Gonzalo de Marvisante”, no que parece ser apenas um projeto inconcluso são, na realidade, um tema que se desdobra em múltiplas narrativas em diferentes tempos e linguagens. “Candinho, uma saga” foi livro, fanzine, novela de rádio e trabalhos acadêmicos. A profundidade da pesquisa e a enormidade de trabalho plástico e literário já realizados para o projeto “Chuva e Barro” uma graphic novel projetada para as comemorações dos 60 anos de Londrina que não foi concretizada à época, certamente merecem estudos e continuidade.
A tentativa de resgatar, organizar e inventariar essa obra vem também marcada pelo signo do trabalho incompleto. Inúmeras e insuspeitadas conexões, verdadeira câmara de ecos, cria de um bom anarquista, a obra de Edu Tadeu não acata facilmente catalogações e categorizações.
Concebida e parida na liberdade, é assim no entanto que sobreviverá ao autor – caos e gênio espremidos em caixas. Foi a parte que me coube desse latifúndio e é assim que a ofereço em nome de Edu Tadeu – como trabalho em progressão de/para homens em processamento.
Etel Frota
irmã e curadora
Artes Visuais
[ILU] ILUSTRAÇÃO [ZIN] eZINES e FANZINES [INT] INTERVENÇÕES URBANAS [OBJ] OBJETOS/ MÁSCARAS/ ESCULTURAS [LOG] LOGOMARCAS, CARTAZES
Escritos
(depoimentos/diários, manuscritos, cartas, esboços HQs, contos, dramaturgia, poesia...)
(depoimentos/diários, manuscritos, cartas, esboços HQs, contos, dramaturgia, poesia...)
O VAZIO & OUTROS FRAGMENTOS – 12 pequenos contos
O DEPÓSITO – Peça Teatral, ato único. Em parceria com Roberto Andrade Martins (inédita)
REPINICO OU A SAGA DE UM GATO
ANA COLORINDO A VIDA BRINCANDO
1978 – NOS BEIRAIS DO MUNDARÉU –escritos diversos
1982 – ANDRO E A ORIGEM DO HOMEM – Peça para bonecos e um personagem quase humano. Em parceria com Roberto Andrade Martins
1985 – DISCURSO FEITO POR JOÃO PACÍFICO NA “II SEMANA PELA PAZ: HIROSHIMA NUNCA MAIS”
2020 – METADIÁRIO DE BORDO DE UMA NAVE EM CRUZEIRO ESTACIONÁRIO – conto da pandemia
1998/2025-nuar [quatrocentos e cinquenta e quatro dias, três cartas, doze haicais, dezesseis contos e um eterno retorno] (em digitação, Etel Frota)
OUTROS MANUSCRITOS (em digitação, Etel Frota)
…continua….