LANÇAMENTO

O HERÓI PROVISÓRIO

Romance histórico baseado no Episódio Cormoran, Ilha do Mel, Paranaguá/PR, 1850. Através de vigoroso painel histórico e humano, expõe o borramento da fronteira entre a historiografia oficial e a ficção

Foto: Alan Romero

“Etel sabe que escrever um romance é questão cosmológica. Esse Brasil do século XIX no qual mergulhamos é feito de concretudes. Sua linguagem não perde o ritmo. É caudalosa, generosa, inesgotável.”

Roberto Gomes, sobre O Herói Provisório
A jornada do Herói Provisório de volta à Ilha do Mel

A jornada do Herói Provisório de volta à Ilha do Mel

Voltei à Ilha do Mel, pela primeira vez, depois da publicação d´O Herói Provisório.

Leia mais

Caravana Literária: Paranavaí, Cidade Poesia

Caravana Literária: Paranavaí, Cidade Poesia

Nesta última semana vertiginosa, os assuntos se atropelaram. Volto no tempo, para falar de Paranavaí, cidade que, além da poesia, é também dos cafezais, simétricos em flor sobre a paisagem.

Leia mais

A emoção nada provisória na noite de lançamento d'O Herói Provisório

A emoção nada provisória na noite de lançamento d'O Herói Provisório

Deixo reservado em meu coração um espaço para guardar as lembranças de uma noite inesquecível, entre família, amigos, parceiros e os leitores que vêm chegando para se tornar amigos, que acolheram calorosamente a minha "criança recém-nascida".

Leia mais

Poemas que brotam da Terra Rica, destino da Caravana Literária

Poemas que brotam da Terra Rica, destino da Caravana Literária

Caravana Literária me levou para Terra Rica. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura ocupou a praça em frente à sua sede. No meio da praça, está a Biblioteca cidadã Professora Sebastiana dos Santos. Em uma deliciosa tarde de calor, tinha uma árvore da qual brotavam poemas meus. Tinha ipê florido. Teve por-do-sol. Pela primeira vez na vida tive a felicidade de ter um público que era maior do que o número de cadeiras. Popstar.

Leia mais


Slave Ship, William Turner

Slave Ship, William Turner

"...sabe-se que a pintura causou profundo impacto na alma inglesa. Turner fixou nesse quadro os momentos em que Luke celebrizou o seu Zong. Com fortaleza e cuidado, ciência e método, em três dias consecutivos, este comandante atirou ao mar, nas águas do Caribe infestadas de tubarões, cento e vinte e dois escravos, escravas e escravozinhos mais miúdos, mãos e pés atados..."

Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, demolida em 1914.

Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões, demolida em 1914.

...À parte este revés, Frei Tristão foi muito bem recebido pelo sucessor do Dr. Wyle, o Doutor Carlos Thobias. Sua chegada surpreendera o médico assoberbado de trabalho, em meio a mais um dos incontáveis surtos de varíola que periodicamente assolavam a cidade. Assim, o médico o recebeu de forma fraterna, mas logo a seguir o encaminhou à atenção de Maria Rocha, enfermeira leiga do hospital. Uma bonita e alegre mulher.

A Santa Casa de Misericórdia estava edificada alinhada ao lado da Capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Seis janelões de peitoril se abriam lado a lado, mas a entrada se fazia pela Rua da Misericórdia...

...vivendo a calmaria da serra. O horizonte recortado pelas encostas suaves...

...vivendo a calmaria da serra. O horizonte recortado pelas encostas suaves...

...Nascida a criança, não foi difícil à Dona Alfa ajeitar o batizado, da maneira mais confortável para todos. Mediante generosa contribuição do ainda inspetor Leonardo, arranjou-se a paternidade de Francisco Paulino, rapaz afeminado, também agregado da casa. Como era fato sabido que Francisco Paulino carecia de apetite para engravidar quem quer que fosse, precisou a fazendeira contar com a complacente anuência do Vigário Bartholomeu e, mediante uma polpuda contribuição à Irmandade de Nossa Senhora do Facam, tudo se ajeitou.

O menino Joaquim Ferreira teve, então, essa infância silenciosa, isolada, pontuada por lendas, vivendo a calmaria da serra. O horizonte recortado pelas encostas suaves. Muito ao longe, a trilha rasgada no verde, por onde as comitivas subiam e desciam sem parar, parecendo, aos seus olhos, carreiras de formigas. O mundo começava e terminava ali....


Próximos Lançamentos

BONITO/MS FLIBonito

17 a 19ago2017

ADIADO
Aguarde nova divulgação de data

Cornélio Procópio/PR

4nov2017
Sábado - 19h00

Clube Kaikan
Tv. Joaquim Botas Margarido, 133-249

Etel Frota

Contato

  • Fone:

    +55 41 99857-7222

  • E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Social