Filhos, Livros, Árvores - Sobre Limões e Limonadas

No chão da minha terra,
um lamento de corrente
um grão de pé de guerra,
pra colher dente por dente

Djavan, “Lambada de Serpente”

Cheguei ao lugar chamado Pôr do Sol. Os dias terminavam assim.

Praia de Nova Brasília

Neste cenário, na Praia de Nova Brasília, na Ilha do Mel, Elisabeth Stapenhorst me hospedou – por puro amor à arte, já que nem sequer nos conhecíamos... - num momento decisivo da escrita d´O Herói Provisório. A pousada dela, sucursal do paraíso, fica a uns 30 minutos de caminhada da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. De bicicleta, eu chegava em 10 minutos.

Entendi todos os escritores que desistiram da vida civil para se tornar ermitãos. Mergulhada nesse cenário, eu teria escrito A Ilíada e Os Miseráveis. Ao mesmo tempo.

Vista inspiradora da pousada na Ilha do Mel

No último dia em que estava lá, me relataram a incrível história que se conta, de que algumas das balas disparadas pelo navio inglês contra a Fortaleza, durante oincidente Cormoran teriam sido enterradas no terreno sobre o qual a pousada foi construída. Fotografei o local em que, presume-se, repouse essa memorabilia de chumbo grosso.

Lá se vão mais de dois anos. Agora, herói parido - híbrido de filho e livro - resta-me, segundo o ditado popular, plantar a árvore. A Cris Mascarenhas, uma das fieis escudeiras com que a vida tem me provido nestes felizes últimos tempos, me garantiu que está pesquisando uma espécie que se dê bem em um solo arenoso, adubado por munição pesada.

A Praia do Limoeiro fica por ali, contigua a Nova Brasília. Nossa primeira hipótese, portanto, é que plantemos no quintal da Elisabeth um limoeiro, se ela nos autorizar. Em um futuro próximo, trataremos de transmutar em limonada o grão de pé de guerra que nos coube e ali repousa. Em tempos azedos, um brinde às doçuras.

Pousada Por do Sol

Etel Frota

Contato

  • Fone:

    +55 41 99857-7222

  • E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.