Etel Frota

Etel Frota é paranaense de Cornélio Procópio, nascida em 1952; vive em Curitiba.

Estudou Medicina. Atuou como clínica geral por dezoito anos. Trabalhou no Banco do Brasil, como escriturária e depois como médica, de 1971 a 1993.

Em 1997, em sua primeira aparição pública como criadora, conquistou o primeiro e segundo lugares no Segundo Festival de Compositores do SESC da Esquina, por suas letras para canções compostas em parceria com Luís Otávio Almeida e Iso Fischer.

Desde 1999 atua de forma exclusiva como escritora - poeta, letrista, roteirista, com algumas incursões pela dramaturgia. Sua peça teatral “Vila Paraíso”(2004), escrita a partir de tese de doutorado de Sônia Davanso, sobre gravidez na adolescência, teve várias montagens pelo grupo “Pé no Palco”, com direção de Fátima Ortiz, e recebeu três indicações ao Prêmio Gralha Azul: Melhor Texto Original; Melhor Trilha Sonora (em parceria com Rosi Greca e Zé Rodrix) e Melhor Figurino (premiada).

Em 2002 lançou "Artigo oitavo - poesia escrita, falada e cantada", livro+CD com prefácio de Thiago de Mello, concepção gráfica de Paola Faoro e produção musical de Rodolfo Stroeter. Prêmio Saul Trumpet como Melhor Letra de Música e Melhor Encarte de CD. www.artigooitavo.com.br. O livro deu origem à peça teatral “Penélope pelo avesso”, escrita por Lucélia Reis e Hélio de Aquino, que vem sendo encenada em remontagens sucessivas pela Comparsaria Cênica, ao longo de 2016 e 2017.

Sua produção como letrista de canções abrange uma enorme gama de gêneros musicais (do erudito à música caipira); de parceiros, no Brasil e Escandinávia (de Zé Rodrix a Måns Mernsten, passando por Iso Fischer, André Mehmari, Consuelo de Paula, Davi Sartori e dezenas de outros); de intérpretes (de Nasi a Maria Bethânia, passando por Viola Quebrada, Kátia Teixeira, Carla Visi, Marianna Leporace, entre muitos outros). Uma significativa parte dessa produção de canções está reunida no livro digital “Lyricas – a construção da canção, lançado em 2007, e desde então disponível para download gratuito no site www.lyricas.com.br. Esta obra está registrada em meia centena de discos gravados por intérpretes do Brasil e Escandinávia. Destaques recentes: “Flor de Dor – o Tao do Trio canta Etel Frota(Tao do Trio, 2016), “Meus Retalhos” (Grupo Viola Quebrada, 2016) ambos os grupos indicados - entre mais de 1.200 álbuns inscritos – ao 28º Prêmio da Música Brasileira, 2017. Ainda “América – para Eduardo Galeano(Felipe Radicetti, 2015), “Quatro Janelas”(Miriam Aïda, Suécia, 2016).

Etel Frota assina o roteiro de diversos importantes espetáculos musicais em Curitiba – “Alphonsus de Guimaraens, o poeta da Lua; “As canções: Vocal Brasileirão canta Zé Rodrix”; “Eu, Stelinha”, entre dezenas de outros.

Produz e apresenta, na Rádio Educativa do Paraná, FM 97.1 (com retransmissão pela Rádio Zero, em Lisboa), em parceria com o jornalista e pesquisador Alan Romero, o programa semanal “Poemoda, a canção em verso e prosa: Música e Literatura na sintaxe da paixão. O programa tem estado no ar, ininterruptamente, nos últimos seis anos.

Ao lado de outras 63 poetas mulheres brasileiras da cena contemporânea, faz parte da coletânea “Blasfêmeas: Mulheres de Palavra” (Casa Verde, 20116).

Participou, em 2016, do “Primeiro Treinamento Sênior em jornalismo diário da Folha de S.Paulo”. Desde então, vem atuando como colaboradora do jornal. Esse programa de treinamento rendeu à Folha de S.Paulo a indicação para o Global Media Awards, o Oscar da imprensa, da International News Media Association, na categoria "Best New Corporate Innovation Initiative".

Contemplada, em 2016, com o “Prêmio Grão de Música 2016” – curadoria de Socorro Lira e Elifas Andreato - concedido anualmente a artistas brasileiros destacados por sua obra e trajetória.

“O Herói Provisório” (Travessa dos Editores, 2017), seu primeiro romance, teve seu primeiro lançamento durante a FLIP 2017 - Festa Literária Internacional de Paraty|RJ. O lançamento em Curitiba está previsto para 30 de agosto.

Atualmente, em paralelo às recentes novas atribuições no jornalismo, segue trabalhando em rádio, em novas letras de canção e roteiros, na reedição de seus dois livros, e nos seguintes novos projetos: “A menina que engoliu uma estrela”, romance infanto-juvenil, “Santosha”, poesia, e no projeto musical “Canções do dia seguinte”.

Etel Frota

Contato

  • Fone:

    +55 41 99857-7222

  • E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.